fbpx

As 6 estratégias secretas (e ilegais) do mercado financeiro que existem e você nem sabia [#1]

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

[#1] Operações Zé com Zé

A operação de Zé com Zé consiste na criação de um negócio sem a intervenção de outro comitente (what?). Em bom português, tanto o comprador quanto o vendedor se tratam da mesma pessoa (ou instituição). Costuma-se dizer que essa pessoa atuou “nas duas pontas” (compra e venda), realizando um negócio de forma artificial.

E por que alguém faria isso?

Simples. Fazendo isso, ele criaria uma grande movimentação (volume), incitando o mercado a acreditar que há alguma informação relevante sobre o ativo, que eles, no entanto, ainda não sabem. Além disso, empresas interessadas em declarar prejuízo para ter benefício fiscal costumam realizar esse tipo de operação entre subsidiárias com CNPJ’s diferentes.

Como exemplo, um especulador poderia colocar uma ordem para vender um grande número de ações e ele mesmo enviar ordem de compra a mercado para adquirir essas ações. Essa operação aumentaria o volume negociado da ação, induzindo as pessoas a acreditarem que há um número maior de compradores e liquidez do que realmente há.

Um clássico caso de uso desse tipo de operação é o do investidor libânes, radicado no Brasil, Naji Nahas, que provocou o fim da Bolsa do Rio.

É ilegal?

Até 2012, todos os negócios Zé com Zé eram cancelados no final do dia. Contudo, a partir dessa data, a bolsa passou a ignorar essas operações, considerando-os como negócios normais.

Apesar disso, essa prática não é legalizada e a bolsa continua fiscalizando essas operações, aplicando penalidades quando necessário.

Descubra também sobre Pump and Dump, uma prática criminosa realizada no mercado financeiro e saiba como você pode evitá-la.

relatorios-450x450

Quer ganhar um Relatório de Valuation?

Criamos Relatórios exclusivos para nossos alunos.
Decidimos liberar alguns deles de graça.
Sem pegadinhas. É só clicar e receber.

Você gosta de ler?

Você pode aprender
Valuation em 10 horas.

Ou continuar comprando ações sem saber quanto elas valem. A escolha é sua.

Gutenberg N.

Eu já acompanho e admiro o trabalho de vocês há um tempo e ontem resolvi adquirir o curso depois de ouvir falar tanto dele (e por gostar tanto dos relatórios). Nem imaginava que ainda teria alguns bônus como esse. Parabéns 👊

15h45, 3 de Abril

Ronaldo U.

O curso eh muito objetivo e pratico. O aluno aprende os critérios e as questões relevantes para se fazer o valuation de uma empresa. A partir daí pesa por conta própria e se torna apto a elaborar suas analises e a questionar analises de terceiros.

10h32, 28 de Maio

Daniel U.

galera, o curso vale muito a pena... olha que estudo valuation e analise fundamentalista a pelo menos 3 anos, desde 2017, mas sempre tive umas dificuldades, entendi bem mais com o curso dos caras

9H31, 18 de Fevereiro

Rafael A.

Só passando pra dar um feedback em relação ao curso, MUITO BOM! Ele é bem didático e objetivo, não tem enrolação e isso pesa muito a favor do curso, porque se aprende melhor e mais rápido.

15h26, 13 de Abril

Cleyton F.

O curso é excelente, não tem como se arrepender! Linguagem super fácil, para leigos como a gente. Explica muito detalhadamente e o diferencial é poder ver sempre que quer igual agora [durante a crise] :)

17h57, 20 de Março

Ricardo M.

O curso de valuation do EduFinance a meu ver se parece muito com aquela empresa que a gente encontra um valor justo de R$20,00 por ação e ela tá sendo negociada no mercado à vista por R$4,00. Uma baita oportunidade!!

20h05, 17 de Abril

Paulo B.

Uma amiga diz que o único investimento que não tem risco algum é o estudo. Esse curso de Valuation me ajudou muito em ter um olhar crítico e saber se e quando uma empresa merece a nossa atenção e nosso capital para o futuro!

21h49, 14 de Abril

Niels T.

Já fiz vários cursos de valuation e o curso do edufinance foi de longe o melhor. Eles conseguiram colocar conceitos que a priori parecem complexos de uma forma muito clara e fácil de entender.

10h44, 16 de Fevereiro

Mateus M.

Fazer o curso foi muito importante para mim como investidor. Me deu a confiança necessária, junto com muito estudo, para escolher boas empresas na hora de alocar meu dinheiro em bolsa. Antes do curso eu acreditava que fazer um bom valuation era um bicho de sete cabeças, mas eles provaram o contrário.

12h51, 12 de Março

Marina C.

As aulas são muito práticas e objetivas. O Leandro faz o tema ficar muito fácil e compreensível pra todo mundo. Até pra quem é iniciante e não sabe nada de mercado financeiro.

11h32, 21 de Fevereiro

Lucas V.

Já li diversos livros sobre o assunto e também fiz alguns cursos, mesmo assim o Edufinance me impressionou com a boa didática e a atenção dada aos alunos o tempo todo. Acho o curso um excelente investimento para todos que querem se aprimorar como investidores.

16h49, 11 de Abril

Guilherme F.

O passo a passo, a receita de bolo do valuation!!!

18h04, 20 de Abril

Gabriel L.

Excelente! Completo e mais didático que qualquer livro no mercado! Recomendo pra qualquer um que tenha interesse em análise de empresas.

09h16, 03 de Janeiro

Bernardo A.

O curso é excelente, a didática e a objetividade usada pra explicar o assunto possibilita uma compreensão sobre o tema de forma rápida e eficiente. Até para pessoas com pouco conhecimento no assunto como eu. Já sinto uma enorme evolução e o principal: confiante pra analisar empresas.

15h15, 28 de Fevereiro